Multidão (2003)

Nilson Pimenta

Técnica: Acrílica sobre tela.

Significado: A poder na unidade, Deus cuida de tudo inclusive dos pássaros

Isaías 41:6-7 Um ao outro ajudou e ao seu companheiro disse: Esforça-te!

Mateus 6:26

26 Olhem os passarinhos: não se preocupam com o alimento, não precisam de semear, nem de colher ou de armazenar comida, pois o vosso Pai celestial é quem os sustenta. E, para ele, vocês têm muito mais valor do que os passarinhos.

Nilson Pimenta. Nasceu em 25/06/1957 em Caravelas - BA. Reside atualmente em Cuiabá-MT, Brasil. É servidor da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. É considerado um dos mais importantes ou, o mais importante e atuante pintor brasileiro na arte naïf.

*Artista plástico há 29 anos, Nilson Pimenta já participou de várias exposições coletivas e individuais, nos mais importantes museus e galerias do Brasil e do exterior. Entre outras, integrou coletivas como a “Primitivos de Mato Grosso” no Museu de Arte de São Paulo em 1980; a “Brasil/Cuiabá: Pintura Cabocla” nos museus de Arte Moderna no Rio de Janeiro e em São Paulo, e na Fundação Cultural do Distrito Federal, em Brasília, em 1981. Em 1988 participou também da “Negra Sensibilidade”, exposta no Museu de Arte e de Cultura Popular, em Cuiabá. Atualmente, Nilson participou da “Naïve Paintings of Far-Western Brazil” na Galeria IZZI em Londres, em outubro 2006.

Ainda na passagem ela relata as formas da fauna e flora desvendadas por Nilson em suas obras e descreve as relações homem-bicho na vida interiorana. “Onças, caititus, jacarés, sucuris, mateiros, macacos, urubus, cães, cavalos e bois se consomem nessa relação com o homem, fera maior. Acuados, mais vencidos do que vencedores, homens toscos, enxadas e foices nas mãos, lutam, procriam, matam, morrem e vivem cenas atrozes nos bastidores do Brasil agrário. É a visão da vida esquecida no interior, do interior, “brabo” e surdo que aparece nas telas do lavrador que se fez pintor”.

A obra que você está vendo faz parte do acervo Sic Bartão uma arte cristã contemporânea, sobre cuidados Sic Bartão, e é disponibilizada para os assinantes do Museu Pela Cidade, um plano de assinatura onde você recebe as obras do museu para expor na sua casa, no seu escritório, restaurante, aonde você quiser.

Quer saber mais sobre o Museu Pela Cidade? Assista o vídeo abaixo

Quer assinar o Museu Pela Cidade ou saber mais? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.

Como funciona

O Museu Pela Cidade disponibiliza obras do seu acervo completo, para serem expostas em sua casa, empresa, escritório…

Ao contratar esse plano, constantemente disponibilizaremos obras de arte em seu local, que acompanharão um conteúdo informativo via QR Code, onde os próprios artistas podem aparecer contando um pouco sobre o processo criativo e a inspiração da obra.  

Assinatura mensal de R$ 300,00 reais/mês.*

Período médio de troca: a cada 2 meses. 

*incluso: transporte, instalação/trocas, descrição da obra, tag de patrocínio e seguro das obras.

 

Contribua para que uma mensagem de Amor e Paz encontre ainda mais corações.